Blog

26/02/2024

O que é compulsão alimentar, afinal?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 5% da população brasileira sofre do distúrbio alimentar, conhecido como compulsão alimentar. O assunto ganhou destaque após Yasmin Brunet, do BBB 24, admitir que sofre crises constantes.

MAS AFINAL O QUE É ISTO?
Compulsão alimentar é um distúrbio que se caracteriza pela ingestão exagerada de alimentos, ocorrendo mesmo quando a pessoa não tem fome ou necessidade física desse alimentar.
Ter hábito de consumir alimentos de forma descontrolada; comer escondido; comer muito rápido; consumir alimentos, mesmo já estando saciado; se sentir culpado por comer algo, podem representar sinais de que você está com distúrbio alimentar. 

RISCOS PARA A SAÚDE?
Consumir alimentos de forma descontrolada pode acarretar uma série de problemas para a nossa saúde, dentre eles: obesidade, diminuição da capacidade respiratória, diabetes tipo 2, hipertensão, insuficiência cardíaca e transtornos psicológicos. 

Por isso, é tão importante ficarmos atento aos sinais que nosso corpo dá e não hesitar e buscar uma avaliação médica o quanto antes. 

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO?
O diagnóstico é feito por um médico, após uma avaliação detalhada do quadro de saúde do paciente. Apesar do diagnóstico ser feito por um médico, o tratamento adequado deve contar com uma equipe multidisciplinar composta por um médico, psicólogo e nutricionista.

COMO PREVENIR?
Manter hábitos saudáveis de alimentação, se alimentar em horários fixos, praticar atividades físicas regularmente, mastigar bem os alimentos e comer devagar, são hábitos que ajudam a prevenir não só a compulsão alimentar, como também outros problemas de saúde.