Blog
Agende aqui! Agende Aqui!

28/11/2022

COVID-19: Ainda é importante a manutenção dos cuidados com a higienização das mãos e o uso de máscara em locais fechados

Foi detectado, pela primeira vez no Brasil a presença de duas novas variantes do vírus causador da COVID-19: a XBB.1 e a CK.2.1.1. O anúncio foi feito pelo Instituto Butantan no último dia 17 de novembro. As novas variantes foram encontradas em exames realizados em Ribeirão Preto e em São Paulo entre os dias 16 de outubro e 05 de novembro.

Segundo notícia divulgada pela Agência Brasil, para o especialista da Rede de Vigilância Genômica do Instituto Butantan, Alex Ranieri, ainda é cedo para dizer se as novas variantes representam um perigo à população ou são mais resistentes às vacinas. 

De acordo com a Agência Brasil, o Instituto Butantan informou que a amostra de XBB.1 já foi detectada em 35 países. Ainda de acordo com o Instituto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que há evidências preliminares que sugerem que a variante XBB.1 pode trazer um risco maior de reinfecção, comparada a outras variantes. Já a amostra de CK.2.1.1 só havia sido identificada na Alemanha, Estados Unidos, Dinamarca, Espanha e Áustria.

CASO DE CK.2.1.1 EM RIBEIRÃO PRETO – O caso de CK.2.1.1 em Ribeirão Preto também foi confirmado pelo diretor do Hemocentro de Ribeirão Preto, Rodrigo Calado.

Segundo Calado, a paciente identificada com CK.2.1.1 no município é uma mulher com idade entre 40 e 50 anos e não há informações se ela esteve na Europa, onde até então a nova variante havia sido reportada. Calado informou ainda que os casos relatados pela comunidade científica, em relação a nova variante, são aparentemente leves.

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 – A Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto informou que há um aumento do número de casos positivos para Covid-19 no município – em novembro houve um aumento de mais de 4% no número de casos positivos em Ribeirão Preto. 

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romanholi Passos, ressaltou que é importante que a comunidade mantenha os cuidados com a higienização das mãos e que evite aglomerações. Luiza ressaltou ainda a importância de estar com o esquema básico vacinal contra COVID completo. 

Na segunda-feira, dia 21 de novembro, a Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto iniciou a aplicação da 1ª dose da vacina contra Covid-19 em crianças com seis meses a dois anos com comorbidades.

Além dos cuidados com a higienização das mãos e de evitar aglomerações, a Secretaria de Saúde recomendou também a volta do uso de máscara em locais fechados.