21/08/2023
Enxaqueca é a sexta doença mais incapacitante do mundo, segundo a OMS
Dor de cabeça localizada; sensibilidade a luz, a som e a cheiro; náusea; tonturae vômito. Estessão alguns dos sintomas da enxaqueca, uma doença neurológica, genética e crônica, que éconsiderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a sexta doença mais incapacitante domundo.
Ainda segundo dados da OMS, cerca de 31 milhões de brasileiros, na sua maioria pessoas entre25 e 45 anos, sofrem de enxaqueca. Esta doença, que pode causar crises de até três dias, temainda como sintomas: irritabilidade, depressão e agitação.
As crises de enxaqueca podem ser desencadeadas por várias causas, dentre elas:
Estresse;
Ansiedade;
Alimentação (alguns alimentos como chocolate, excesso de cafeína, alimentoscondimentados, frutas cítricas, embutidos, lácteos, bem como jejum prolongado);
Tabagismo;
Insônia;
Questões hormonais(pré-menstrual).
DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO - O diagnóstico daenxaqueca é, geralmente, feito por ummédico neurologista, que,de acordo com os relatos do paciente e com uma entrevistaanamnese (perguntas específicas),irá determinar o tratamentoindicadopara cada paciente.É importante lembrarquea indicação de tratamento é individual. A alto medicação não érecomendada, pois ao invés de ajudar, pode acabar agravando o problema.
PREVENÇÃO - As principais medidas de prevenção contra as crises de enxaqueca estão ligadasao consumo de muita água, alimentação saudável, boa noite de sono e ao gerenciamento decrises de ansiedade e estresse.