Blog
Agende aqui! Agende Aqui!

12/09/2023

Exame de Polissonografia ajuda no diagnóstico da Apneia do sono

Doença atinge cerca de 30% da população adulta mundial. A maior parte dos pacientes, entre 85% e 90%, convive com a doença sem receber o diagnóstico e continua sem tratamento.

A Síndrome da Apenia Obstrutiva do Sono (SAOS) é uma doença crônica, evolutiva caracterizada pela obstrução parcial ou total das vias, causando paradas repetidas e temporárias da respiração enquanto a pessoa dorme. Uma das formas de diagnosticar a doença é através do exame de polissonografia, que pode ser realizado em casa e forma rápida e segura.


A apneia é uma doença que pode alterar significamente a vida da pessoa e contribuir para o surgimento de transtornos que coloquem a vida em perigo. Está associada ao aumento do risco de hipertensão, insuficiência e arritmia cardíacas, derrame e diabetes.


Mas a apneia pode ser identificada facilmente e tratada efetivamente com a ajuda do exame chamado de Polissonografia. O paciente realiza o exame em casa, sem fios, em suas condições normais de sono. O resultado fica disponível na manhã seguinte. Tudo muito simples, ágil e seguro.


O paciente baixa o app Biologix gratuitamente. Em casa, antes de dormir, ele posiciona o sensor no dedo e inicia o exame no app. O sensor fará o registro de diversas variáveis fisiológicas durante o sono, que terá que ser de no mínimo 4 horas. Ao acordar, ele finaliza o exame no app. Em minutos, já poderá ser laudado por um médico especialista em sono. 


Classificado como padrão ouro na investigação dos distúrbios do sono, a Polissinografia (PSG) faz o registro de diversas variáveis fisiológicas durante o sono. Na DOQT é feita a PSG tipo IV com o Sensor Oxistar da Biologix.


Segundo especialistas, diagnosticar apneia do sono é extremamente importante, pois ela é uma doença crônica que pode ter intensidade grave e trazer muitos riscos de doenças cardiovasculares, como AVC e doenças do coração.


A polissonografia é indicada pelo médico a pacientes que relatam sintomas comuns de distúrbio relacionado ao sono, dentre eles: 


-Dor de cabeça matinal;
-Sonolência diurna;
-Sensação de sufocamento;
-Sudorese excessiva;
-Refluxo;
-Necessidade de urinar mais de 2X durante o sono;
-Falta de atenção e concentração;
-Irritabilidade;
-Presença de ronco. 


Este exame é recomendado a pacientes com idade acima de 12 anos e não há outras restrições, além da idade.