01/08/2023
Insônia
Insônia: doença que já atinge mais de 70% dos brasileiros e que pode ser prevenida com a adoção da higiene do sono
72% dos brasileiros sofrem doenças relativas ao sono, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). Dentre estas doenças, a insônia afeta 73 milhões de brasileiros, conforme dados divulgados pela Associação Brasileira do Sono (ABS).
Mas o que é insônia, quais suas causas e como ela pode ser prevenida?
A insônia pode ser caracterizar pela dificuldade de pegar no sono ou de voltar a dormir depois de acordar no meio da madrugada. Segundo especialistas, há dois tipos de insônia:
- Aguda: se caracteriza pela dificuldade de pegar no sono, devido, por exemplo, a uma situação de estresse;
- Crônica (dura mais tempo): já se tornou um problema de saúde pública. Este tipo de insônia já atinge de 30 a 50% da população, segundo dados do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.
DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO - O diagnóstico da doença e do tipo que afeta um paciente é feito por um médico psiquiatra ou neurologista, levando em consideração a história clínica do paciente. É importante que durante a conversa com o médico o paciente relate se está passando por algum tipo de estresse, se é ansioso e como costuma se alimentar à noite. Estas, dentre outras informações, serão cruciais no diagnóstico e na indicação do tratamento.
É consenso entre os médicos, que o tratamento da insônia não envolve o combate aos sintomas, mas sim a causa. Para os médicos, os sintomas da insônia são como a febre: ela indica que há algo errado com o nosso organismo, ou seja, não adianta combater a insônia sem descobrir o que a está causando.
Então, o tratamento contra a insônia está diretamente relacionado no combate as causas, que podem ser, dentre outras causas: estresse, depressão, ansiedade, maus hábitos e mudanças hormonais.
HIGIENE DO SONO - A higiene do sono tem sido recomendada pelos especialistas tanto na prevenção como no tratamento a insônia. Ela envolve alguns hábitos como:
- Dormir no máximo 7h por noite;
- Só deitar quando estiver com sono;
- Evitar bebidas que tenham cafeína à noite;
- Evitar fumar;
- Evitar bebidas alcoólicas antes de deitar;
- Não fazer refeições pesadas à noite;
- Tomar um banho quente pelo menos 4h antes de deitar;
- Mantenha horários constantes de deitar, mesmo aos finais de semana;
- Evite fazer atividades físicas à noite;
- Procure resolver os problemas que podem ser resolvidos antes de deitar.