08/02/2022
Retinoblastoma - câncer raro nos olhos que atinge crianças de até 5 anos
Fiquem atentos à saúde dos olhos de seus filhos desde os primeiros anos de vida.
O apresentador Tiago Leifert e a jornalista Daiana Garbin anunciaram recentemente que sua filha Lua, de apenas um ano e quatro meses, está com retinoblastoma, um caso raro de câncer nos olhos. O objetivo do casal foi o de divulgar e compartilhar informações sobre a doença. Um alerta para que os pais fiquem mais atentos aos sintomas.
O QUE É?
O retinoblastoma é um tipo de câncer de olho, que afeta principalmente crianças de até 5 anos de idade. É um tumor maligno, que se desenvolve na retina, resultando a leucocoria (um reflexo branco no olho), consequência do deslocamento da retina provocado pelo tumor.
Há dois tipos de retinoblastoma:
• Esporádico, que surge devido à mutação de alguma célula;
• Hereditário, que ocorre devido à mutação genética transmitida hereditariamente e podendo atingir os dois olhos.
SINAIS DE ALERTA
O oftalmologista Celso Menezes destaca a importância de ser feito o teste de olho vermelho, também conhecido como teste do olhinho. Ele é realizado após o nascimento, ainda na maternidade e antes da alta médica. O objetivo é detectar qualquer alteração que possa causar obstrução no eixo visual ou algum tipo de problema congênitos que possa causar a cegueira.
Além disso, os pais devem manter a rotina de levar os filhos ao pediatra e ao oftalmologista no primeiro ano de vida. “Uma avaliação completa da saúde dos bebês, no primeiro ano de vida ajuda a identificar precocemente algum problema, que permite um tratamento mais assertivo”, ressaltou o oftalmologista.
Entre os sintomas que podem indicar algum problema nos olhos das crianças estão:
• Leucocoria - um reflexo branco na pupila
• Estrabismo - qualquer tipo de desvio ocular deve ser levado em conta e a criança encaminhada para uma avaliação de um oftalmologista;
• Fotofobia - sensibilidade à luz;
• Heterocromia - uma alteração que faz com que cada olho possua uma cor ou um dos olhos possui duas cores;
• Sangramento - em alguma parte do olho;
• Vermelhidão;
Segundo dr. Celso Menezes, algumas dessas alterações podem ser notadas a partir dos flashes das câmeras fotográficas. Mas o que vai determinar se existe mesmo algum problema ocular na criança é a avaliação de um médico especialista. “ É fundamental fazer exames oftalmológicos pelo menos uma vez por ano para conferir se a criança desenvolveu alguma doença. Quanto mais cedo o retinoplastoma ou qualquer outro problema ocular for descoberto, mais leve o tratamento e maiores as chances de sucesso”, diz o oftalmologista.
TRATAMENTO
Celso Menezes salienta que a chance de cura do retinoblastoma é grande, sendo que o principal objetivo do tratamento é eliminar o tumor, preservando, desta forma, a visão da criança e prevenindo a volta do câncer. “O tratamento vai ser definido de acordo com a situação de cada paciente, mas com certeza o diagnóstico precoce ajuda em muito no tratamento. Por isso, é importante que as crianças passem pela avaliação de um oftalmologista nos primeiros meses de vida”, concluiu o oftalmologista.
Dr. Celso Menezes
CRM-MG 67047
CRM: 202211/SP
RQE 45489
Se precisar de ajuda especializada, conte com o suporte da clínica doqt. Estamos aqui para cuidar de você!
GOSTOU DAS DICAS?
Então compartilhe essas informações com outras pessoas para que elas também aprendam a cuidar da saúde e ter uma melhor qualidade de vida!